DestaqueNotícias

ITCidades participa de atividade para viabilizar o Armazém do Campo, do MST, em Florianópolis

No sábado (20), o presidente do Instituto Cidade e Território (ITCidades), Lino Peres, esteve na Casa da Dani e do Nelson, em Santo Antônio de Lisboa, para a Feijoada de divulgação e arrecadação de fundos buscando criar o Armazém do Campo em Florianópolis. A iniciativa, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), gerou um belo encontro com todas e todos aqueles que lutam e são solidários na causa da reforma agrária, da soberania alimentar e nutricional e da agricultura familiar.

Houve falas dos representantes do MST, Lucídio Ravanello e Juliana Adriano, sobre a importância do encontro em prol da reforma agrária, consistindo na implementação de uma política agrícola aos pequenos produtores da agricultura familiar com fomento ao cultivo de alimentos saudáveis, além da garantia de habitação digna rural e melhoria das condições de vida. Eles falaram sobre as perspectivas da construção coletiva do Armazém do Campo na capital.

Destacaram que até hoje são mais de 400 mil famílias assentadas no país em 40 anos de luta, e que há mais de 10 anos o MST produz, por suas cooperativas, a maior produção de arroz orgânico da América Latina, colhendo cerca de 16 mil toneladas na safra 2022/2023, em uma área de 3,2 mil hectares no Rio Grande do Sul. A produção, que envolve 352 famílias em 7 cooperativas, ocorreu em 22 assentamentos localizados em 9 municípios gaúchos.

Nas regiões Sul e Sudeste do país vivem 5,5 mil famílias assentadas do MST produtoras de leite, queijo, manteiga, requeijão e iogurte, graças aos 37 milhões de litros de leite obtidos por mês, gerando alimento para 3 milhões de pessoas. Diversos outros alimentos são produzidos, como feijão, farinha, batata, mandioca, tomate, cenoura, legumes, verduras e açúcar nos estados de Rondônia, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Pará.

É por esta causa e tantas outras que seguimos participando e acompanhando de perto o trabalho do MST na busca de um país com justiça, igualdade e sem a exploração e opressão vividas diariamente pelo povo brasileiro.

IT CIDADES

Equipe de comunicação do IT CIDADES.

Pular para o conteúdo