DestaqueNotícias

Presidente do ITCidades debate o tema “Plano Diretor: Mercado ou Luta Popular pela Cidade” no projeto “Livro na Praça”

O presidente do Instituto Cidade e Território (ITCidades), Lino Peres, e o professor Raphael Grazziano, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, participaram, dia 11 de agosto, do projeto “Livro na Praça”, da Editora da UFSC com o DAC, debatendo o tema “Plano Diretor: Mercado ou Luta Popular pela Cidade”.
Lino foi convidado pelo professor Waldir Rampinelli, diretor da editora, por ter co-organizado, em 2013, o livro “Reconstruindo paisagens: desafios socioespaciais para a Grande Florianópolis”, que ele relacionou com o “Confrontos na cidade: luta pelo plano diretor nos 20 anos do Estatuto da Cidade”, e-book lançado no ano passado pelo ITCidades com selo editorial do ARQ&URB UFSC.
Lino abordou os antecedentes do planejamento urbano no Brasil e no mundo e destacou as origens estruturais de ordem econômica e urbanística do plano diretor de Florianopolis. Ele também comparou a cidade do mercado e a cidade oriunda da luta popular, chamando a atenção para a inflexão ultraliberal da atual administração municipal de Topázio Neto, que implantou um projeto privatista e de desmonte dos órgãos públicos.
Lino apontou perspectivas de esperança com relação à lei do plano diretor, aprovada de forma autoritária e sem ouvir efetivamente a população organizada, destacando que somente com a mobilização popular se pode obstaculizar o avanço especulativo imobiliário, luta que em Florianópolis já dura 40 anos.
Raphael é representante do CTC no Conselho Editorial da EdUFSC e também falou sobre o papel do plano diretor.

Foto: Felipe Martínez

IT CIDADES

Equipe de comunicação do IT CIDADES.

Pular para o conteúdo