Para conhecer a cidade: livro “Confrontos na cidade: luta pelo plano diretor nos 20 anos do Estatuto da Cidade”
Nesse ano de 2024 teremos as eleições municipais, momento importante de decisão sobre os rumos da cidade. Vamos escolher prefeitos e vereadores, ou seja, definir quem vai organizar a cidade. E isso significa que serão estas pessoas as que vão decidir sobre a maneira como vamos viver, afinal, é na cidade que atuamos e existimos. Sabemos que existem duas cidades: a que nos pinta a mídia e os governantes de plantão, e a cidade real, desenhada pelo confronto e pela luta. Esta, a segunda, é pouco conhecida justamente porque a ideologia que jorra nas mídias comerciais a escondem. Mas, há quem se dedique a pensar, narrar e desvelar esta cidade concreta, a que vivenciamos no nosso dia a dia.
Por conta disso, o Instituto Cidade e Território (ITCidades) lançou em 2022 um livro, organizado pelo professor Lino Peres, que junta todo esse pessoal e que, através de 50 artigos, reflete sobre as políticas do Estado, a questão fundiária e as lutas urbanas e ambientais no embate contra o capital em seus vários âmbitos, principalmente imobiliário e rentista. Sim, é um livro grande, como grande é a luta que se trava por aqui desde há séculos. Mas, não dá para pensar a cidade sem ouvir essas vozes.
O livro “Confrontos na cidade: luta pelo plano diretor nos 20 anos do Estatuto da Cidade”, está livre na rede. É só baixar. Vale a pena conhecer.