Artigo analisa as ameaças trazidas pelas quatro principais obras de mobilidade urbana para a Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição
Com o título “Lagoa da Conceição: desastre urbano e socioambiental anunciado”, os arquitetos Manoel Arriaga Andrade e Lino Fernando Bragança Peres, do Instituto Cidade e Território (ITCidades), analisam as ameaças que podem representar as quatro principais obras de mobilidade urbana propostas pelo prefeito Topázio Neto para a Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.
Se estes “projetos de mobilidade urbana” prevalecerem, o destino da Lagoa estará traçado e, em pouco tempo, não poderemos mais desfrutar da paisagem deslumbrante e dos recursos naturais, sociais e culturais enquanto bens de toda a sociedade.
Os autores também apresentam propostas sustentáveis de mobilidade e conclamam a população a se mobilizar em defesa da Lagoa da Conceição e de Florianópolis. O artigo traz reflexões que têm base nos estudos anteriores do Grupo de Estudos da Mobilidade Urbana do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (GEMURB/UFSC), do qual Lino Peres e Manoel Andrade são integrantes.
Veja o artigo em https://itcidades.org.br/wp-content/uploads/2023/08/Artigo-Lagoa-da-Conceicao.pdf
Destacamos também que o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ecologia e Desenho Urbano (GIPEDU/UFSC) está propondo e lutando pela realização de Ato e Audiência Publica que debatam o projeto e o impacto da ponte da Lagoa. Saiba em https://gipedu.ufsc.br/index.php?q=Campus-Parque