Projeto “Lutas por Moradia em Santa Catarina: histórias e trajetórias” entrevista Nivaldo Araújo da Silva
Em mais uma parceria, o Instituto Cidade e Território (ITCidades) e o Ocupa SC – Observatório de Comunidades e Periferias de Santa Catarina estão gravando entrevistas para o projeto “Lutas por Moradia em Santa Catarina: histórias e trajetórias”. A segunda, no dia 4 de outubro, foi com Nivaldo Araújo da Silva, liderança na luta pelo direito à moradia na Vila do Arvoredo, Norte da Ilha.
Nascido na Bahia, de onde saiu com a família aos seis anos, seu Nivaldo passou a infância e a juventude no Paraná. Estudava e trabalhava na roça com o pai para ajudar a criar os irmãos. Na entrevista, conta episódios que marcaram sua infância e juventude. A saída de Foz do Iguaçu para Florianópolis foi no ano 2000, quando ele comprou uma casa onde hoje é a Vila do Arvoredo. Seu Nivaldo conta como foi o longo processo de organização da comunidade para a criação da associação de moradores e pelo direito à moradia.
É uma história que expõe a realidade da classe trabalhadora e os entraves de toda a ordem para garantir habitação em um espaço preparado para a especulação imobiliária.
Confira a entrevista completa no link: https://youtu.be/AUBMjafQUKY