DestaqueNotícias

Pesquisa apresenta reflexões sobre diferentes tipologias habitacionais

O Instituto Cidade e Território (ITCidades) disponibiliza, em pdf, a dissertação intitulada “TIPOLOGIAS HABITACIONAIS: Reflexões Metodológicas”, da arquiteta urbanista Arlis Buhl Peres, colaboradora do Instituto, apresentada e aprovada na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, em 2000.

Com a retomada do Programa Minha Casa Minha Vida, em sua terceira versão, em 2023, pelo Governo Lula, trata-se de uma importante e fundamental pesquisa e contribuição para subsidiar, com uma série de trabalhos acadêmicos e técnicos, a avaliação deste programa desde seu início, nos anos 2000, relacionando-o a programas habitacionais anteriores, como fez a dissertação, para que se construam referências e critérios teórico-metodológicos e técnicos e parâmetros projetuais que permitam aperfeiçoar os novos programas do MCMV.

RESUMO:

O presente trabalho discute a tipologia urbano-habitacional do ponto de vista histórico, projetual e metodológico. O estudo e análise de diferentes conjuntos habitacionais ao longo da história brasileira serviram como exemplos ou contraposição para determinação das premissas básicas para implantação de conjuntos habitacionais. Discute, ainda, as soluções existentes atualmente de provisão habitacional, como recuperação de cortiços e requalificação de setores urbanos e urbanização de favelas, com enfoque principal na implantação de novos conjuntos habitacionais de interesse social. Utiliza-se de aspectos ligados à habitação, como acesso à infra-estrutura e serviços urbanos, variabilidade no tipo de edifício e de habitação, entre outros, como instrumento para a elaboração de projetos habitacionais.

Veja a dissertação: 

https://itcidades.org.br/wp-content/uploads/2024/02/Tipologias_Habitacionais_Arlis_Buhl_Peres.pdf

IT CIDADES

Equipe de comunicação do IT CIDADES.

Pular para o conteúdo