DestaqueNotíciasVídeos

Memórias e experiências de duas gerações de moradores de periferia em Florianópolis

Em mais uma parceria, o Instituto Cidade e Território (ITCidades) e o Ocupa SC estão gravando entrevistas com os autores de três teses consideradas fundamentais para compreender a luta por moradia em Santa Catarina.

São as teses do arquiteto urbanista Lino Fernando Bragança Peres, presidente do ITCidades, da arquiteta urbanista Maria Inês Sugai, professora na UFSC, e do sociólogo e historiador Francisco Canela, professor da UDESC.

Hoje apresentamos a entrevista com Francisco Canella.

Na tese, intitulada “Entre o local e a cidade: memórias e experiências de duas gerações de moradores da periferia urbana em Florianópolis”, defendida em 2011 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ele investiga as memórias e experiências de duas gerações de moradores do Monte Cristo, localidade da periferia urbana de Florianópolis, cidade cujo crescimento nas últimas décadas tem sido acompanhado pelo aumento dos espaços de pobreza.

A pesquisa permitiu vislumbrar os mecanismos que operaram a mudança das relações de sociabilidade de seus moradores e em suas práticas de inserção na vida urbana, que transitaram, ao longo do período, da organização coletiva (na época em que constituíam o movimento sem-teto) para a melhoria de suas condições de vida às estratégias individuais. A premissa foi que as experiências dessas duas gerações podem ser mais bem compreendidas se analisadas na articulação do nível local com a esfera pública da cidade.

A investigação foi desenvolvida por meio de uma metodologia baseada em entrevistas e, principalmente, a partir da observação direta, realizada ao longo de atividades de pesquisa e de extensão como professor da UDESC.

A tese virou o livro intitulado “Entre o local e a cidade: memórias e experiências de duas gerações de moradores da periferia urbana em Florianópolis (1990-2010)”. O livro, pela Editora Toda Palavra, foi lançado em 2020, marcando a passagem de três décadas da primeira ocupação urbana organizada em Florianópolis, a Novo Horizonte, hoje parte do bairro Monte Cristo, em 1990.

Veja a entrevista aqui:

IT CIDADES

Equipe de comunicação do IT CIDADES.

Pular para o conteúdo