DestaqueEventosNotícias

ITCidades debateu sábado (4/5) moradia e política habitacional

No sábado (4/5), o ITCidades promoveu debate sobre Moradia e Política Habitacional, no auditório do SINJUSC, dentro do Ciclo de Debates que será realizado no primeiro semestre de 2024, visando contribuir com propostas para as Conferências Municipais da Cidade, a serem realizadas até junho, e a Conferência Estadual da Cidade (em setembro).

As falas foram do arquiteto e urbanista Loureci Ribeiro (Habitarq), do doutorando em Geografia Jefferson Maier (OcupaSC), da advogada popular e mestra em segurança cidadã Luzia Cabreira (Instituto Gente de Direitos – IGentes e Instituto Caeté) e do presidente do ITCidades, Lino Peres.

Nas falas foi feita avaliação histórica da política habitacional e dos movimentos de luta pela moradia e reforma urbana, análise crítica da ausência ou insuficiências das políticas habitacionais e propostas para as demandas populares por moradia. Colocou-se a necessidade de se retomarem e atualizarem as propostas da 5ª Conferência Nacional, estadual e municipais, com base em novas necessidades e demandas recentes e futuras, assim como da 1° Conferência Municipal de Habitação de Interesse Social de Florianópolis, realizada em 2018, e das demais Conferências Municipais de Habitação realizadas no estado.

Depois das falas dos palestrantes, concluiu-se o debate com perguntas vindas do público. Sobre os resultados do evento, decidiu-se elaborar um documento que sintetize as contribuições dos palestrantes, com propostas do público, a ser divulgado em breve. Com isso, o Instituto busca enriquecer os temas de debate para um programa e projeto para e com as cidades.

Lino avalia que o primeiro debate alcançou o objetivo: “Com as análises e propostas feitas, esperamos que as Conferências mobilizem a população para um tema tão urgente, tendo em vista, principalmente, as experiências acadêmicas, ações e lutas do movimento popular”.

Fotos: Rubens Lopes

IT CIDADES

Equipe de comunicação do IT CIDADES.

Pular para o conteúdo