“Cidade à Venda” foi tema de palestra no Seminário Direitos Humanos em Pauta
O presidente do ITCidades, Lino Peres, fez palestra no Seminário Direitos Humanos em Pauta, organizado pelo IGentes (Instituto Gentes de Direitos), e pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDHSC) nesta terça-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos), no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A palestra de Lino, com a professora da UFSC Maria Inês Sugai, teve como tema “Cidade à Venda”.
No evento, Lino aproveitou para divulgar e distribuir o livro “Crítica da política habitacional: as lutas por moradia em Santa Catarina”, primeiro volume da Série “As lutas por moradia em Santa Catarina”, publicado pela Editora da Udesc. O livro, organizado pelo professor da Udesc Francisco Canella e por Lino, tem 308 páginas e 13 artigos.
Na palestra, Lino falou sobre o processo que levou à revisão do Plano Diretor de Florianópolis, em 2023, em paralelo à reforma administrativa da gestão de Gean Loureiro e de Topázio Neto que sucateou órgãos fundamentais da estrutura da Prefeitura, como a Floram e o Ipuf, que lidam, respectivamente, com meio ambiente e planejamento.
Ele citou as primeiras ocupações no que hoje é o bairro Monte Cristo, no Continente, e também a Ocupação Amarildo de Souza, em 2013, no Norte da Ilha, afirmando que a espoliação da classe trabalhadora, hoje condenada às periferias das grandes cidades, precisa ser enfrentada de ação concreta e organizada nas ruas.
Imagem: print screen de tela da transmissão do evento no YouTube